Google+ EAD o Exercito Brasileiro e a Fundação Trompowsky – REVISTA DE NEGÓCIOS CADECOM
Publicado em: sex, set 1st, 2017


EAD o Exercito Brasileiro e a Fundação Trompowsky

Você realmente conhece a EAD do Exército Brasileiro e como o EB pode alcançar você através da Fundação Trompowsky?

O que sabemos sobre Educação a Distância (EAD) no Exército Brasileiro (EB)?

Para começar, vamos começar falando o que é a EAD.

A Educação a Distância é uma modalidade educativa mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino e aprendizagem.

Algumas características da EAD são o alcance dos alunos em todo o território nacional e no exterior, desenvolvimento da autonomia e respeito às individualidades na aprendizagem, democratização do acesso à informação e etc…

Saiba mais sobre a educação a distância, e desde quando o “EB” utiliza a EAD.

  • 1994 – Diretrizes para o Ensino a Distância no EB;
  • 1995 – Normas para Funcionamento do Sistema de Ensino a Distância no EB;
  • 1996 – Criação do Curso de Aperfeiçoamento Militar (CAM)
  • 1998 – C Prep/EsAO passa fazer parte do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO), como uma fase EAD;
  • 2002 – Início das atividades do Projeto de Ensino a Distância do Colégio Militar de Manaus (EAD/CMM);
  • 2005 – Criação da Coordenadoria de Educação a Distância (CEAD);
  • 2006 – Início da utilização do Portal de Educação do EB; e
  • 2006 A Fundação Marechal Roberto Trompowsky Leitão de Almeida
    FundaçãoEAD - Cursos DisponíveisEAD - Contato
    Foi criada em 20 de julho de 2006, em cerimônia presidida pelo General-de-Exército Ivan de Mendonça Bastos, então Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), atual DECEx. Instalada no 4º andar do Palácio Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a Fundação foi credenciada como de apoio ao Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, sendo um importante vetor do chamado processo de modernização do ensino implantado na Força Terrestre, a partir de 1996.
    É uma entidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com registro no Ministério Público/RJ. Conforme seu estatuto, atua no desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, voltados à assistência educacional, cultural e à saúde. Também elabora ações destinadas ao desenvolvimento esportivo, tecnológico, dos direitos humanos e da cidadania.
    A Fundação tem como objetivo flexibilizar a atuação do DECEx, apoiando a realização de projetos que ultrapassem a capacidade de execução do Departamento, com seus recursos humanos próprios. Busca-se, assim, beneficiar os Sistemas de Ensino e de Cultura do Exército Brasileiro.

    1-Gestão de Segurança da Informação e Comunicações:

    Principais Aspectos

    Para garantir a efetividade do acesso à informação pública, uma legislação sobre direito a informação deve observar um conjunto de padrões estabelecidos com base nos melhores critérios e práticas internacionais. Dentre esses princípios, destacam-se:

    • Acesso é a regra, o sigilo, a exceção (divulgação máxima)
     Requerente não precisa dizer por que e para que deseja a informação (não exigência de motivação)
     Hipóteses de sigilo são limitadas e legalmente estabelecidas (limitação de exceções)
     Fornecimento gratuito de informação, salvo custo de reprodução (gratuidade da informação)
    Divulgação proativa de informações de interesse coletivo  e geral (transparência ativa)
     Criação de procedimentos e prazos que facilitam o acesso à informação (transparência passiva)


    Escopo

    Todas as informações produzidas ou sob guarda do poder público são públicas e, portanto, acessíveis a todos os cidadãos, ressalvadas as informações pessoais e as hipóteses de sigilo legalmente estabelecidas. Entenda as exceções previstas na LAI.


    Abrangência

    A LAI deve ser cumprida por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta.

    Todos os  órgãos e entidades Federais/Estaduais/Distritais/Municipais
    Todos os Poderes Executivo/Legislativo/Judiciário
    Toda Administração Pública Direta (órgãos públicos) / Indiretas (autarquias, fundações, empresas públicas, sociedades de economia mistas) / Demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, estados, Distrito Federal e/ou  município
    Entidades sem fins lucrativos Aquelas que receberam recurso públicos para realização de ações de interesse público, diretamente do orçamento ou mediante subvenção social, contrato de gestão, termo de parceria, convênio, acordo, ajuste. Neste caso, a publicidade a que estão submetidas refere-se à parcela dos recursos recebidos e à sua destinação.

     

    2-Análise e Melhoria de Processos:

    – Compreender o que é um processo orientado para o cliente;
    – Identificar oportunidades para a criação de valor e redução de desperdício em processos de criação de produtos e serviços;
    – Apresentar, detalhadamente, como planejar, implementar e corrigir os processos da empresa. – Explica também como criar indicadores e apresenta várias ferramentas de análise e melhoria de processos.

    Os cursos do CADEMP são dirigidos a profissionais que buscam desenvolvimento e qualificação profissional e conhecimentos específicos e práticos para a operação de funções administrativas, de forma objetiva e em curto prazo.

    Evolução do Processo da Qualidade
    Conceitos básicos
    Prêmio Nacional da Qualidade
    Normas ISO
    Sistemas Integrados de Gestão
    Padronização e Melhoria
    Métodos específicos de gestão – 5S, Seis Sigma, Benchmarking, Reengenharia e Análise de valor
    Metodologia para Análise e Melhoria de Processos
    Etapas e ferramentas
    Elaboração de Projetos de Melhoria (Planos de Ação)
    Estudos de caso

    Av. Rio Branco nº 18 - 12º andar  Centro - Rio de Janeiro -RJ  Tel:.21 2773-8387
    Segunda - Sexta: 08:00 - 18:00   -  Sábado: 09:00 - 12:00
    
    Home

  • 2015 – Foi criado o Centro de Educação a Distância do Exército (CEADEx), subordinado à Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil), com a finalidade de aprimorar a coordenação e o suporte à Educação a Distância desenvolvida nos estabelecimentos de ensino do Exército Brasileiro.
  • Atualmente, a Educação a Distância contempla todas as linhas de ensino militar, bem como é percebida nos diversos níveis de escolaridade, desde a Educação Preparatória e Assistencial (conduzido por Colégios Militares), passando por cursos regulares de Aperfeiçoamento, Especialização, Extensão e Estágios, chegando aos níveis de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado). No momento, apenas os cursos de Formação de Oficiais e Sargentos não utilizam a EAD.

    Na Educação Básica, tendo como pioneiro o Colégio Militar de Manaus (CMM), a EAD viabiliza a continuação dos estudos pelo Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB), para filhos e dependentes de militares que estejam servindo no exterior ou em regiões distantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e, em casos excepcionais, do Comando Militar do Oeste (CMO). Saiba mais sobre o EAD/CMM.

    Diversos Estabelecimentos de Ensino e Organizações Militares com encargo de Ensino utilizam largamente a EAD em seus Cursos de Pós-Graduação (Latu Sensu e Strictu Sensu), Aperfeiçoamento, Extensão e Estágios, seja com a finalidade de preparar o alunos para as etapas presenciais (Cursos semipresenciais) ou seja para a condução dos Cursos e Estágios totalmente a distância.

    Atualmente, o Exército utiliza a modalidade EAD para difundir conhecimentos e alcançar seu público alvo em todos os estados brasileiros e até mesmo no exterior.

    Dessa forma, a Força Terrestre:

    • Potencializa as possibilidades de formação continuada do profissional;
    • Evita a ausência do militar de sua atividade laboral;
    • Racionaliza recursos;
    • Realiza a educação preparatória e assistencial a seus dependentes; e
    • “Encurta distâncias”.

    Fonte:http://www.portaldeeducacao.eb.mil.br/index.php/im-educacao-e-tecnologia/181-educacao-a-distancia

    Sobre o Autor

    Eleicões 2018

    Sobre Cadecom | Anuncie | Relações com Investidores | Segurança e privacidade | Sobre o Cadecom| Trabalhe no Cadecom Banda Larga | Pesquisa de preços | Música | Links patrocinados Comunicar erro nesta página Crimes virtuais: denuncie © 2008/09/10/11/12/13/14/15/16/17 - CADECOM - O melhor conteúdo. www.cadecom.com.br
    Todos os direitos reservados. Política de privacidade e segurança